quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Colhendo o que plantei

Em junho começei a fazer minha horta e desde então venho me dedicando a este novo hobby tão gratificante.
Iniciei comprando sementes e fazendo a maternidade em copinhos plásticos de café e tão logo virava mudinha eu transplantava para o canteiro definitivo, durante este tempo tive problemas com algumas praguinhas como larva de borboletas que quase acabou com as minhas rúculas e pé de couve, mas resolvi o problema da forma antiga fazendo uma solução de rolo de fumo ,sabão e água sem agredir e nem usar produtos tóxicos e funcionou.
Já tenho alfaces de várias espécies, rúcula, acelga, tomate comum e cereja, cenoura, beterraba, cebola, temperos diversos como salsa, coentro, cebolinha, manjericão, tomilho,alecrim,couve, couve de bruxelas, brócolis, espinafre, pimentão verde, amarelo e vermelho, abobora mini jack, jiló, maxixe, alho poró, pimenta.
Fora a parte frutífera que também estou curtindo demais.
Tenho jaboticaba já produzindo, amora, laranjinha, figo, limão, manga, mamão, abacate etc...
Só sei que é muito prazeiroso este mundo do hortifruti e o melhor de tudo, muita coisa ja não compro mais no supermercado e com isso economizando dinheiro além de ter o privilégio de ter tudo á mão fresquinho e orgânico.
Então é isso mão na terra e colher só o que é bom!






















14 comentários:

  1. Oi Kátia, tudo bom?

    Sou nova aqui e gostei bastante de conhecer teu blog.
    Moro em chácara, mas devido aos filhos de 4 patas nunca consegui fazer uma horta, até seria fácil mas teríamos de cercar, e aí já dependo do marido ter tempo p/ tal!
    Pensei em fazer uma hortinha na cozinha, com os principais temperos, uma pergunta estúpida, não repare por favor:
    . consigo plantar DOIS pés de alface somente num vaso pequeno?, qd. crescerem recolho e planto mais dois, pode ser uma pergunta bem cretina, me desculpe a ignorância e não ria por favor!


    Beijos e ótima semana


    Audeni

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha, dava tudo por uma horta em casa! A sua esta maravilhosa, deve ser uma delicia colher no proprio quintal!
    Bjaum

    ResponderExcluir
  3. Oieee!!

    Nossa...que gostosura!! Quanta coisinnha gostosa vc tem!!!

    A minha está humilde ainda...rsrsrs...quase nada, pois ainda estou esperando a obra acabar pra ver como as coisas vao ficar..

    Tenho pimenta, tomatinhos e orégano!!

    To te seguindo...me visite! bjsss!

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha amiga!!! n vejo a hora de tb estar em uma casinha, para fazer minha hortinha. Se n m engano vc morava em um ap. acho que na barra, n lembro bem. mais me diz se n è melhor morar em uma casa??? bjsss

    ResponderExcluir
  5. Sei como é isso de plantar e colher...tudo de bom!!!!
    Delícia seu espaço.

    ResponderExcluir
  6. Olá Kátia!!
    Estou encantada com sua horta!
    Deve ser tudo de bom, colher tudo fresquinho!!rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ola Katia
    yo gusto mucho de las plantas . es muy lindo tu blog
    te sigo
    saludos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias por tu visita, espero que vengas mas veces!
      Saludos!

      Excluir
  8. Oi Katia, que prazer né? colher o que vc mesma plantou é muito gratificante, é mais saboroso. Ficou linda sua horta, Bom Apetite meninas. BJK no ♥

    ResponderExcluir
  9. OI Katia,

    Você mora no interior? pensei que morava no Rio, capital. Mas deve ser maravilhoso colher folhas e legumes deliciosos e fresquinhos que vc plantou. Tb vou querer fazer uma hortinha quando me mudar, mesmo que pequena.
    Bjs no coração

    ResponderExcluir
  10. KATIA MINHA AMADINHA,FIQUEI COM AGUA NA BOCA CHEGUEI A BABAR...
    DELICIA PURA...AMEI , QUEM É NA FOTO É A FILHA OU VOCÊ?
    ADOREIIIIIIIII OBRIGADA PELO CARINHO VOLTE SEMPRE QUE DESEJAR.

    FIQUE BEM,QUE DEUS ABENÇOE SUAS VIDAS.

    ResponderExcluir
  11. Nossa Kátia, sua horta é linda! eu sempre quis fazer uma só que morro encima da casa da minha mãe e não tenho onde fazer.:( mas estou muito feliz que a sua esta tão linda! parabéns vc deve dar muito amor para elas, por isso elas estão tão lindas!!

    ResponderExcluir
  12. Katia quanta coisa vc ja consegui cultivar. Que delicia. Eu tenho uma hortinha que esta bemm no inicio e não cresceu nadinha ainda... mas to esperançosa.
    Ótimo fim de semana
    Nathi

    ResponderExcluir
  13. QUE BUENA ESA ENSALADA!!
    TODO CASERO ASI ME GUSTA.
    SALUDITOS Y
    FELIZ AÑO!!!!!!!!

    ResponderExcluir